Urban20 reúne autoridades de 38 municípios do G20 em encontro histórico no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

Primeiro Encontro do Urban20 Liderado por Rio e São Paulo
Nesta segunda-feira (17), teve início o primeiro encontro do Urban20 (U20), grupo de engajamento das cidades do G20, que reuniu autoridades de 38 municípios no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Co-presidido pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o grupo tem como objetivo reforçar o papel dos governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais, com destaque para a discussão sobre o combate ao aquecimento global.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou a importância das ações das cidades no enfrentamento das mudanças climáticas, ressaltando que as cidades representam mais de 80% do PIB mundial e são fundamentais para a economia global. Ele ressaltou a necessidade de mecanismos de financiamento internacional para as cidades e o potencial de atração de investimentos relacionados ao clima.
O Urban20 é um projeto de cooperação que reúne cidades dos países membros do G20 para promover o debate e a articulação política em áreas como economia, clima e desenvolvimento dos governos locais. O coordenador de Relações Internacionais da cidade do Rio, Antônio Mariano, destacou a prioridade em avançar o desenvolvimento urbano sustentável e a resiliência nas cidades do Brasil e do mundo.
Este ciclo do U20, sob a liderança de Rio e São Paulo, traz duas novidades. A primeira é a oportunidade de apresentar recomendações para a presidência do G20 na terceira rodada de negociações do Sherpas, marcada para julho na cidade do Rio de Janeiro. A segunda novidade é a realização da próxima Cúpula do U20 em novembro no Rio, véspera do encontro entre os chefes de Estado e de governo do G20.
Obtenha notícias no WhatsApp