DestaqueUOL

PM expulsa desabrigados de ocupação em prédio abandonado em Porto Alegre; fotos revelam impacto da ação policial

PM expulsa desabrigados das chuvas de ocupação em prédio abandonado em Porto Alegre

No último sábado (05), a Polícia Militar de Porto Alegre realizou uma ação para expulsar os desabrigados das chuvas que ocupavam um prédio abandonado no centro da cidade. A ação resultou em confronto entre os policiais e os ocupantes, que se recusavam a deixar o local.

Segundo relatos de testemunhas, os desabrigados estavam no prédio há mais de dois meses, buscando abrigo das fortes chuvas que atingiram a região. No entanto, a propriedade era particular e os proprietários entraram com uma ação de reintegração de posse, resultando na ação da PM.

Os desabrigados relataram que não tinham para onde ir e que a ação da PM foi truculenta e violenta. Alguns relataram terem sido agredidos pelos policiais, que utilizaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão.

Do outro lado, a PM afirmou que a ação foi necessária para garantir a ordem pública e cumprir a decisão judicial de reintegração de posse. Segundo o comandante da operação, os ocupantes foram alertados sobre a necessidade de sair do prédio há dias, mas se recusaram a obedecer.

Enquanto isso, os desabrigados estão sem ter para onde ir. Muitos deles perderam seus pertences durante a ação da PM e agora buscam abrigo em outros locais da cidade.

Esta ação levanta debates sobre a falta de políticas públicas para lidar com a questão dos desabrigados e a necessidade de se encontrar soluções mais humanas e sustentáveis para esse problema que afeta tantas pessoas em nossa sociedade.

Veja o ��lbum de fotos completo da ocupação e o despejo dos desabrigados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo