Ministro da Educação defende ampliação de investimentos e qualidade na aplicação dos recursos públicos na área educacional

Em um encontro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, Camilo Santana abordou a necessidade de ampliar os investimentos na educação básica no Brasil. O ministro destacou que o país figura entre os que menos investem nessa área em comparação a outros países, conforme levantamento da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Santana defendeu que a educação básica demanda maior atenção e recursos para que haja avanços significativos.
Além disso, Camilo Santana manifestou-se contrário à proposta de redução de recursos na pasta da Educação. Ele ressaltou a importância de enxergar os investimentos em educação não como gastos, mas como investimentos no futuro do país. O ministro salientou que a educação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e enfatizou a necessidade de ampliar as oportunidades educacionais para todos os cidadãos.
Santana também comentou sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que está em fase de encaminhamento ao Congresso Nacional. O ministro destacou a importância de cumprir as metas estabelecidas no plano anterior, que muitas vezes não foram alcançadas. Ele mencionou a criação do Programa Juros por Educação, que visa estimular o aumento das matrículas de ensino técnico profissionalizante no ensino médio, bem como a ampliação do número de vagas em creches para atender às crianças brasileiras na faixa etária de até 3 anos.
Diante dos desafios enfrentados na área da educação no Brasil, Camilo Santana reiterou a necessidade de investimento e comprometimento com o setor, enfatizando que a educação é o pilar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O ministro demonstrou preocupação com a evasão escolar, destacando a importância de oferecer um ambiente acolhedor e atrativo para os estudantes, visando garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade.