Inmet emite alertas de tempestades na Região Sul e reacende preocupações após desastre ambiental histórico no Rio Grande do Sul

Os municípios gaúchos estão em estado de alerta, pois podem enfrentar problemas como corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos nas regiões central, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, assim como na região metropolitana de Porto Alegre.
A população foi orientada pelo Inmet a não se abrigar embaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desligar aparelhos eletrônicos das tomadas.
Além dos alertas amarelos, o Inmet emitiu três avisos de nível laranja, indicando perigo em razão das tempestades. Esses alertas abrangem regiões como a região metropolitana de Porto Alegre, serrana e Vale do Itajaí no Rio Grande do Sul, noroeste, nordeste, sudoeste e centro do estado, assim como o norte, oeste, sul e grande Florianópolis em Santa Catarina, e centro-sul, oeste, sudeste e sudoeste no Paraná.
Ao todo, 488 municípios nos três estados estão sob alerta laranja, com riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. A população foi orientada a buscar ajuda junto à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Militar em caso de emergências.
Houve também um alerta de 24 horas para inundação no rio dos Sinos, emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, com recomendações para que os moradores busquem locais seguros. A população está sendo orientada a se prevenir e agir rapidamente em casos de risco.
O estado do Rio Grande do Sul enfrenta preocupações decorrentes das chuvas, especialmente após o desastre ambiental ocorrido entre o fim de abril e maio, que resultou em centenas de mortes, feridos, desabrigados e danos em diversas cidades. A população está alerta e seguindo as orientações das autoridades para minimizar os impactos das adversidades climáticas.