DestaqueUOL

Governo discute aumento de subsídios que chegam a 6% do PIB em reunião com presidente Lula: soluções serão apresentadas futuramente.



Ministro Fernando Haddad destaca preocupação com subsídios em reunião com Presidente Lula

Ministro Fernando Haddad destaca preocupação com subsídios em reunião com Presidente Lula

O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, revelou em uma reunião realizada nesta segunda-feira (17) que o presidente Lula, do PT, demonstrou preocupação com o nível de subsídios tributários em meio a um debate sobre revisão de gastos. Essa foi a primeira reunião do núcleo do governo com o presidente para discutir o futuro fiscal e orçamentário do país.

Segundo a ministra Simone Tebet, do Planejamento, que também participou do encontro, as soluções para a questão dos subsídios serão apresentadas a Lula em uma futura reunião. Ela ressaltou que o presidente ficou “mal impressionado” com o aumento dos subsídios, que já chegam a quase 6% do PIB.

Haddad destacou a preocupação com as renúncias fiscais e a queda da carga tributária no ano passado. Ele enfatizou que a carga tributária no país diminuiu mais de 0,6% do PIB, o que chamou a atenção do presidente diante das reclamações de setores isolados.

A ministra Simone Tebet também expressou preocupação com o crescimento dos gastos da Previdência e dos gastos tributários, mencionando um relatório do Tribunal de Contas da União sobre despesas fiscais da União. Ela ressaltou a intersecção entre o aumento dos gastos da Previdência e a renúncia dos gastos tributários.

A declaração foi feita após uma reunião da Junta de Execução Orçamentária, que contou com a presença do presidente Lula. O encontro acontece em um momento de pressão do mercado para que o governo corte gastos, devido à desconfiança dos investidores em relação ao compromisso de Lula com o equilíbrio das contas públicas.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo