DestaqueUOL

Etanol mais competitivo que gasolina em oito Estados e no Distrito Federal, aponta levantamento da ANP.




Análise da Competitividade do Etanol em relação à Gasolina

Etanol se mostra mais competitivo em diversos Estados brasileiros

No período de 9 a 15 de junho, o etanol se mostrou mais competitivo em relação à gasolina em oito Estados e no Distrito Federal, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A média dos postos pesquisados no país apontou uma paridade de 65,13% a favor do etanol, tornando o biocombustível uma opção mais vantajosa em comparação com a gasolina.

Executivos do setor ressaltam que o etanol pode manter sua competitividade mesmo com uma paridade acima de 70%, dependendo do veículo em que é utilizado. Nos Estados do Acre (67,87%), Amazonas (67,72%), Goiás (65,87%), Mato Grosso (59,79%), Mato Grosso do Sul (63,84%), Minas Gerais (67,97%), Paraná (65,40%) e São Paulo (64,77%), além do Distrito Federal (66,15%), o etanol se mostrou a escolha mais econômica para os consumidores.

Entretanto, em outros Estados, ainda é mais vantajoso abastecer os veículos com gasolina. A análise demonstra a constante oscilação dos preços e a importância de acompanhar a relação de competitividade entre os combustíveis para garantir um melhor custo-benefício aos consumidores.

Publicado em: 17 de junho de 2021


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo