DestaqueSenado Federal

Audiência pública discute PEC para incluir procuradores municipais na advocacia pública, sob relatoria de senador Weverton (PDT-MA) e proposição de senador Veneziano (MDB-PB)

No próximo dia 20, às 9h, está agendada uma audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2023, a qual tem como objetivo modificar o artigo 132 da Constituição Federal para incluir os procuradores dos municípios no rol das carreiras que compõem a advocacia pública. A iniciativa foi apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e conta com o senador Weverton (PDT-MA) como relator, o qual também solicitou o debate.

Weverton considera fundamental a discussão do tema, ressaltando que, em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar o Recurso Extraordinário (RE) 663.696/MG, decidiu que os procuradores municipais fazem parte da advocacia pública.

“Com base nessa decisão, a PEC visa organizar as procuradorias municipais em uma carreira […] Propomos a audiência para subsidiar a proposição e construir, juntamente com a sociedade civil, a garantia da simetria entre municípios, estados e o Distrito Federal”, justifica Weverton.

Veneziano argumenta que, embora a Constituição de 1988 tenha conferido autonomia política aos municípios, não houve menção aos procuradores municipais. Para o senador, a PEC por ele apresentada visa corrigir essa lacuna existente na Carta Magna.

“É essencial promover a simetria entre municípios, estados e o Distrito Federal, para incluir no artigo 132 da Constituição o preceito de que os procuradores municipais também têm suas estruturas organizadas em carreira, sendo admitidos por meio de concurso público de provas e títulos”, ressalta Veneziano, na justificação.

Dentre os convidados para a audiência estão o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral; o advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias; o consultor jurídico da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mártin Haeberlin, e a presidente da Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM), Lilian Oliveira de Azevedo Almeida.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que serão lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado fornecerá uma declaração de participação, utilizável como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também aceita a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo