
Revistas francesas analisam cenários futuros da política do país
Por: [Nome do jornalista]
As principais revistas semanais francesas estão empenhadas em compreender e desenhar os cenários futuros da política do país após a manobra do presidente Emmanuel Macron, conhecida como “dissolução kamikaze” da Assembleia Nacional. O apelido dado a essa ação, que já está dominando o noticiário francês, também é mencionado na revista Le Nouvel Obs desta semana.
A inquietação que tomou conta do palco político nacional surge após a vitória sem precedentes da extrema direita nas eleições europeias de 9 de junho.
A revista L’Obs detalha a formação da ‘Frente Popular’, união dos partidos de esquerda e dos ecologistas franceses, que ocorreu quase que imediatamente após a decisão do presidente francês.
De acordo com a publicação, os partidos deixaram de lado suas diferenças para combater o crescimento da extrema direita no país, simbolizado pela ascensão do Reunião Nacional (Rassemblement National, RN), que agora está às portas do poder. Isso se dá após a vitória de Jordan Bardella nas eleições para o Parlamento Europeu, o que o coloca mais próximo do cargo de primeiro-ministro da França.