DestaqueSenado Federal

Senador defende relatório do programa Paten para acelerar transição energética e desconcentrar mercado de gás natural no Brasil.

O senador Laércio Oliveira, do Partido Progressista de Sergipe, fez uma defesa enfática do relatório que apresentou ao projeto de lei que cria o programa de aceleração da transição energética, conhecido como Paten. Em seu pronunciamento realizado nesta quarta-feira (30), o senador ressaltou a importância do parecer, que está em tramitação na Comissão de Infraestrutura do Senado.

De acordo com Laércio, o relatório foi elaborado após intensas discussões e debates, o que resultou na inclusão de um novo capítulo sobre gás natural no texto. O senador acredita no potencial desse combustível para o Brasil e destacou a necessidade de promover a desconcentração do mercado de gás, em conformidade com a Lei do Gás, visando aumentar a concorrência e reduzir os preços.

Laércio Oliveira criticou a postura do senador Rogério Carvalho, do Partido dos Trabalhadores de Sergipe, que fez críticas ao relatório um dia antes. Segundo Laércio, Rogério afirmou que, caso a medida de desconcentração do mercado seja aprovada, a Petrobras não voltará ao estado de Sergipe. Para o senador do PP, essa declaração soa como uma afronta ao Legislativo e uma tentativa de intimidação.

O parlamentar ressaltou que as propostas apresentadas no relatório foram discutidas com o Ministério de Minas e Energia e estão alinhadas com o programa do governo federal chamado Gás para Empregar, recentemente instituído por decreto. Laércio defendeu a necessidade de reduzir o preço do gás no Brasil e promover a autossuficiência nacional desse combustível, proporcionando um choque de oferta e aumentando a competitividade da indústria brasileira.

Fica evidente que a discussão em torno do projeto de aceleração da transição energética continuará gerando debates acalorados no Senado, mas o senador Laércio Oliveira permanece firme em sua defesa do relatório apresentado, buscando contribuir para o desenvolvimento e a melhoria do setor de energia no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo