DestaqueSenado Federal

Liga do Bem envia nove toneladas de doações para o Rio Grande do Sul em parceria com os Correios em meio à reconstrução pós-catástrofe.

Nesta quinta-feira (13), a equipe da Liga do Bem do Senado Federal realizou uma ação solidária enviando nove toneladas de doações para o Rio Grande do Sul em parceria com os Correios. O destino do caminhão carregado com kits de higiene, roupas, medicamentos, material de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, brinquedos e ração, entre outros itens, é a cidade de Pelotas (RS). Essas doações são fruto da triagem realizada ao longo do mês de maio e início de junho, totalizando 207 toneladas enviadas em seis remessas. Centenas de voluntários se dedicaram, inclusive nos finais de semana, para receber, separar e preparar os envios.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destaca a importância da solidariedade para manter esse trabalho em andamento.

“A ajuda ao Rio Grande do Sul é crucial e não pode ser interrompida neste momento. A Liga do Bem segue com seu trabalho, levando o apoio de Brasília e do Distrito Federal a todos nossos irmãos do Sul”, afirmou.

A coordenadora da Liga do Bem, Patrícia Seixas, explicou que o grupo agora irá direcionar as doações recebidas para projetos parceiros que aguardam triagem.

“As necessidades no Rio Grande do Sul mudaram e, neste momento, estamos estudando a melhor forma de continuar auxiliando na reconstrução do estado”, disse.

Contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave apcnsocial@gmail.com.

Catástrofe

O Rio Grande do Sul está enfrentando um desafio de reconstrução após ser severamente afetado por enchentes. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram diretamente atingidas, com mais de 600 mil tendo que deixar suas residências. A infraestrutura do estado foi danificada, com estradas, pontes e até mesmo o aeroporto internacional de Porto Alegre sofrendo com alagamentos. Mesmo as medidas de proteção contra enchentes na capital se mostraram insuficientes.

Dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul indicam que 90% da indústria local foi afetada, enquanto a agricultura também sofreu graves prejuízos, com extensas áreas impróprias para cultivo. Mais de 206 mil propriedades rurais foram danificadas, resultando em perdas significativas de produção e infraestrutura.

A Defesa Civil registrou 478 municípios afetados, 173 óbitos confirmados, 38 pessoas desaparecidas e 806 feridos. A reconstrução do estado demandará esforços intensos para recuperar as áreas atingidas pelas cheias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo