Câmara dos DeputadosDestaque

Lei cria o Dia Nacional de Prevenção ao AVC para alertar sobre sinais e fatores de risco da doença grave.

14/06/2024 – 14:43 

Getty Images

O AVC, acidente vascular cerebral, é uma condição séria que ocorre quando os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro ficam bloqueados ou se rompem, causando danos significativos.

Recentemente, foi sancionada a Lei 14.885/24, que estabelece o Dia Nacional de Prevenção ao AVC, a ser comemorado em 29 de outubro de cada ano. Essa iniciativa tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre essa doença e promover ações preventivas e educativas.

O projeto de lei que deu origem a essa data, o PL 3309/15, foi apresentado pelo deputado Jorge Solla (PT-BA) e passou por aprovação tanto na Câmara, em 2021, quanto no Senado, no corrente ano. A relatoria na Câmara ficou a cargo da deputada Erika Kokay (PT-DF), na Comissão de Constituição e Justiça.

Jorge Solla ressaltou que a implementação do Dia Nacional de Prevenção ao AVC visa incentivar a pesquisa sobre prevenção e tratamento da doença, além de promover a disseminação de informações essenciais, como fatores de risco, medidas preventivas, diagnósticos, tratamentos e reabilitação de pacientes.

O AVC é uma condição grave que pode causar paralisia e outras complicações neurológicas. Alguns dos sinais de alerta incluem fraqueza em um lado do corpo, confusão mental e dificuldade na fala.

Adotar hábitos saudáveis, como não fumar, evitar o consumo excessivo de álcool, praticar exercícios regularmente e manter uma alimentação equilibrada, são medidas que podem reduzir o risco de AVC.

Por: Redação – ND

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo