DestaqueDiário do Rio

Carroceiro em Nova Sepetiba é preso por agredir cavalo com enxada; animal debilitado é levado para ONG na Zona Oeste.







Carroceiro é preso por agressão a cavalo em Nova Sepetiba

Cavalo agredido foi levado para uma ONG / Foto: Reprodução e O Globo

Na última quinta-feira (13), em Nova Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, um caso chocante de agressão a um animal chocou moradores da região. Um carroceiro, identificado como Roberto, de 51 anos, foi filmado por vizinhos batendo nas costas de um cavalo com uma enxada. As imagens revoltaram a comunidade, levando à sua prisão pelas autoridades da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que o conduziram à 43ª DP (Guaratiba).

No vídeo feito pelos vizinhos, é possível ver Roberto agredindo o cavalo, que aparentemente não oferece resistência. Questionado sobre o motivo da violência, o carroceiro alegou que o animal havia quebrado um vaso sanitário que ele pretendia vender.

Após investigação, a polícia descobriu que o cavalo era utilizado para tração, uma prática proibida por lei estadual. Além disso, outras informações indicavam que Roberto possuía mais dois cavalos, que eram utilizados para carregar entulho. Todos os animais foram retirados de sua tutela e encaminhados para uma ONG, visto que o cavalo agredido apresentava sinais de debilidade.

O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Luiz Ramos Filho (PSD), expressou sua indignação diante da crueldade cometida. Ele destacou que os maus-tratos aos animais são crimes passíveis de punição, com pena de 2 a 5 anos de prisão.

“O vídeo é extremamente cruel e covarde. Assim que tivemos conhecimento, acionamos a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A agressão ao cavalo, somada à utilização inadequada dos animais em atividades de tração, é inaceitável”, afirmou o vereador em suas redes sociais.

Com base nas informações dos jornais O DIA e O Globo, o caso repercutiu nas redes sociais e gerou uma onda de indignação e repúdio contra a violência animal, reforçando a importância da proteção e do respeito aos seres vivos que compartilham o nosso planeta.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo