DestaqueUOL

Aliança da Esquerda Surge para Barrar Ascensão da Extrema Direita na França




Artigo sobre a Nova Frente Popular

Aliança da esquerda lança programa com propostas ousadas em meio a caos político na França

O programa da Nova Frente Popular traz propostas inovadoras e desafiadoras, como o reforço do apoio à Ucrânia e a defesa de um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. Além disso, apresenta planos ambiciosos, como o bloqueio do aumento das tarifas de energia elétrica e dos produtos alimentícios, a taxação dos super-ricos e o aumento do salário mínimo para € 1.600, entre outras medidas.

A aliança da esquerda foi formada logo após o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciar a dissolução da Assembleia dos Deputados e convocar eleições legislativas antecipadas, no último domingo (9), o que levou a França a um cenário de caos político.

A decisão de Macron foi motivada pela vitória esmagadora do partido de extrema direita Reunião Nacional (RN) nas eleições europeias, onde obteve mais de 31% dos votos, mais do que o dobro do partido governista Renascimento, que ficou com 14,6%.

Em uma coletiva de imprensa na última quarta-feira (12), Macron justificou sua decisão, criticando a aliança da esquerda e defendendo seu campo como o único com “um projeto de governo coerente” para enfrentar os desafios do país.

Apesar disso, a extrema direita segue liderando as pesquisas a 16 dias do primeiro turno das eleições legislativas, com cerca de 31% das intenções de voto, enquanto a aliança da esquerda acumula 28% de previsão de escolha do eleitorado, conforme pesquisa realizada no início da semana. Resultados similares foram apontados por outra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13).


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo