DestaqueUOL

Akademik Pashin: Conheça o petroleiro russo que surpreende com sua capacidade tecnológica e logística de transporte de combustível

O Kazan: A ameaça silenciosa dos mares

O Kazan é um submarino nuclear — ou seja, a embarcação é movida a energia nuclear e abriga um reator. Apesar do nome, Cuba e EUA afirmam que ele não carrega armas nucleares. Já segundo a Al Jazeera, acredita-se também que o veículo esteja equipado com mísseis das famílias Kalibr e Oniks.

São silenciosos, difíceis de rastrear e fortemente armados para ataques contra alvos terrestres e marítimos. Este submarino faz parte de uma classe relativamente nova que tem preocupado os militares dos EUA e do Ocidente, de acordo com o Business Insider.

Akademik Pashin

O petroleiro russo Akademik Pashin
O petroleiro russo Akademik Pashin

O Akademik Pashin transporta combustível e é o petroleiro da frota. Esse tipo de navio-tanque é usado pela marinha russa para apoio logístico com o armazenamento e transporte de combustível, além de carga seca, água e alimentos.

Nikolay Chiker

O rebocador russo Nikolay Chiker
O rebocador russo Nikolay Chiker

O rebocador russo Nikolay Chiker desempenha um papel crucial nas operações marítimas. Sua função é prover assistência a outras embarcações, garantindo segurança e eficiência nas manobras navais, mostrando a importância desse tipo de embarcação para a marinha russa.

Em um cenário geopolítico tenso, a presença dessas embarcações russas levanta preocupações e destaca a importância da vigilância e atuação estratégica das potências mundiais, sobretudo nas águas internacionais. O avanço tecnológico e a capacidade bélica desses navios representam um desafio tanto para a segurança marítima quanto para a estabilidade global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo