
O comércio varejista no Paraná teve um aumento significativo de 4% nas vendas nos primeiros quatro meses de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Esse crescimento foi impulsionado por diversos setores, como material de construção (14,5%), artigos farmacêuticos (13,7%), móveis (13,7%) e veículos (12,3%). Outros segmentos também registraram crescimento, como hipermercados (8,8%) e móveis e eletrodomésticos (8,7%).
A receita do comércio varejista paranaense também apresentou um aumento de 6,6% no acumulado do ano, sendo o segundo melhor resultado da Região Sul, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. Na variação mensal, o Paraná teve um crescimento de 1,4% entre abril e março, um resultado acima da média nacional.
O comércio varejista ampliado também teve um bom desempenho no estado, com um aumento de 4,2% nas vendas entre janeiro e abril. Este segmento inclui vendas de automóveis, material de construção e produtos alimentícios, entre outros. Destaque para o crescimento nas vendas de veículos (14,5%), eletrodomésticos (14%) e material de construção (13,2%).
No setor de serviços, o Paraná também teve um crescimento de 5,6% nos primeiros quatro meses de 2024. O turismo registrou um aumento de 5,3% no mesmo período. Os dados detalhados da PMC podem ser consultados no sistema Sidra do IBGE.
Siga o TNOnline no Google News