DestaqueDiário do Rio

Vereadora propõe climatização de unidades de saúde no Rio para oferecer mais conforto a pacientes e funcionários.







Climatização de Unidades de Saúde no Rio de Janeiro

Climatização de Unidades de Saúde no Rio de Janeiro é Aprovada pela Câmara Municipal

Unidades municipais de saúde do Rio devem ser todas climatizadas, segundo Projeto de Lei - Prefeitura

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) aprovou, em 2ª discussão, o PL 2954/2024, que determina a climatização de todas as áreas de espera de hospitais e postos de saúde públicos ou privatizados do município. O projeto visa proporcionar mais conforto e uma melhor ambientação tanto para pacientes como para funcionários.

A vereadora Rosa Fernandes (PSD), autora do projeto, argumenta que a climatização dos espaços reduzirá a ansiedade dos pacientes, garantindo um atendimento mais digno nas unidades de saúde. Segundo ela, “pacientes mais confortáveis tendem a se sentir mais relaxados e menos ansiosos, melhorando a qualidade geral da visita aos hospitais”.

O vereador Dr. Marcos Paulo (PT) enfatizou que o conforto térmico também impactará na qualidade do atendimento prestado pelos profissionais de saúde, que enfrentam uma carga de trabalho intensa. Ele destaca que o projeto visa proporcionar dignidade tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

O vereador Paulo Pinheiro (PSOL) ressalta a importância de climatizar não apenas as unidades de saúde, mas também as escolas do município. Ele destaca a necessidade de compreender que é essencial climatizar tanto a saúde quanto a educação, tornando-se uma prioridade.

De acordo com o PL, os sistemas de climatização devem estar em conformidade com a Resolução Anvisa nº 9 e a Portaria GM/Ministério da Saúde n° 3.523. A Prefeitura terá a responsabilidade de regulamentar o cumprimento da Lei e estabelecer eventuais penalidades para o não cumprimento das normas.

Com a aprovação da medida, espera-se uma melhoria significativa no conforto e na qualidade do atendimento nas unidades de saúde do Rio de Janeiro, beneficiando tanto pacientes quanto profissionais da área.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo