DestaqueUOL

Jornalista americano será julgado na Rússia por espionagem após ser acusado de coletar informações para a CIA em fábrica de tanques nos Urais.




Jornalista Americano Preso na Rússia

Ministério Público da Rússia acusa jornalista americano de espionagem

O Ministério Público da Rússia anunciou, nesta quinta-feira (13), que o jornalista americano Evan Gershkovich, de 32 anos e repórter do The Wall Street Journal, será julgado em breve em um tribunal nos Urais por “espionagem”. Gershkovich foi preso desde março de 2023, acusado de coletar informações sobre uma fábrica de tanques para a CIA.

O jornalista foi detido pelos serviços de segurança russos (FSB) enquanto fazia uma reportagem em Ecaterimburgo e desde então está recluso na famosa prisão de Lefortovo, em Moscou. Tanto Gershkovich, quanto seus familiares, seu empregador e a Casa Branca negam veementemente as acusações de espionagem.

Esse caso gerou preocupação entre jornalistas e defensores da liberdade de imprensa, que veem o caso como uma tentativa de reprimir a liberdade de expressão e o trabalho jornalístico independente na Rússia. Organizações internacionais têm pedido a libertação imediata do jornalista e que ele tenha acesso a um julgamento justo e transparente.

A situação de Evan Gershkovich reflete o ambiente cada vez mais hostil para jornalistas estrangeiros na Rússia, que têm enfrentado pressões e perseguições nos últimos anos. O caso de Gershkovich levanta debates sobre a proteção de jornalistas e a liberdade de imprensa em um contexto global de crescente restrição à liberdade de expressão.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo