DestaqueSenado Federal

Comissão de Infraestrutura debate estratégias para exploração do lítio no Brasil em audiência pública interativa




Debate sobre a exploração do lítio no Brasil

Comissão de Infraestrutura discute estratégias para exploração de lítio

No próximo dia 18, a partir das 10h, a Comissão de Infraestrutura (CI) irá promover uma audiência pública para debater as possíveis estratégias a serem adotadas pelo Brasil em relação à exploração do lítio, mineral amplamente utilizado na fabricação de baterias para telefones e veículos, entre outros produtos. O encontro acontecerá na sala 13 da Ala Alexandre Costa e foi solicitado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

O lítio é um metal de grande importância não apenas para a produção de baterias, mas também para a fabricação de ligas metálicas e medicamentos. Embora seja minerado em diversos países como Bolívia, Argentina, Chile, México e Croácia, no Brasil, a atividade de mineração deste mineral ocorre no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Representantes dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foram convidados a participar do debate, que será presidido pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO).

Esperidião Amin destaca a relevância do lítio para a transição energética, uma vez que é matéria-prima fundamental para baterias de veículos elétricos e energias renováveis. Segundo o senador, a demanda por lítio deve crescer significativamente nas próximas décadas.

O senador menciona o Decreto 11.120, de 2022, que autoriza as operações de comércio exterior de minerais de lítio e seus derivados, gerando investimentos para pesquisa, produção e avanço da capacidade produtiva na área de processamento e fabricação de baterias.

Recentemente, o lançamento da iniciativa Lithium Valley Brazil, na bolsa de valores de Nova York Nasdaq, colocou o Vale do Jequitinhonha no cenário global da cadeia de lítio. Empresas do Canadá, Estados Unidos e Austrália estão desenvolvendo projetos no local, o que tem impulsionado a exploração do mineral na região.

Como participar

Durante o evento, os cidadãos podem enviar perguntas e comentários através do telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As contribuições serão lidas e respondidas ao vivo pelos participantes. Além disso, o Senado fornece uma declaração de participação, útil como hora de atividade complementar em cursos universitários.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo