
China se reserva o direito de denunciar tarifas da UE na OMC
A China declarou nesta quinta-feira que está pronta para tomar medidas legais em resposta às novas tarifas que a União Europeia ameaça impor à importação de veículos elétricos chineses. O porta-voz do Ministério do Comércio, He Yadong, afirmou que o país “se reserva o direito de apresentar uma ação à Organização Mundial do Comércio (OMC) e adotar todas as medidas necessárias para defender os direitos e interesses das empresas chinesas.”
No último dia, a UE anunciou a possibilidade de impor tarifas adicionais de até 38% sobre os veículos elétricos importados da China a partir do mês que vem. A decisão veio após uma investigação sobre os impactos dos subsídios concedidos por Pequim à indústria automobilística.
Essa escalada de tensões comerciais entre China e UE pode ter consequências significativas para o mercado internacional de veículos elétricos, que vem crescendo nos últimos anos. A disputa envolve questões de concorrência desleal e pode afetar não apenas as empresas envolvidas, mas também os consumidores.