DestaqueSenado Federal

Senadores pedem mais tempo para avaliar novo projeto de reforma do ensino médio após apresentação do relatório na Comissão de Educação

Nesta terça-feira (11), a Comissão de Educação (CE) discutiu o relatório referente à nova reforma do ensino médio, apresentado pela senadora Professora Dorinha Seabra, do estado de Tocantins. A principal proposta do PL 5.230/2023 é o aumento da carga horária total para três mil horas, distribuídas ao longo de três anos.

Após a exposição do relatório, diversos senadores solicitaram mais tempo para analisar o projeto de lei. A justificativa para essa solicitação é a complexidade das mudanças propostas e a necessidade de compreender melhor os impactos que essas alterações podem causar no sistema educacional do país.

A senadora Professora Dorinha Seabra explicou que a intenção da reforma do ensino médio é promover uma modernização na estrutura curricular, tornando-a mais adequada às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho. Além do aumento da carga horária, outras medidas como a flexibilização do currículo e o estímulo à formação técnica e profissionalizante estão sendo debatidas.

Durante a sessão na Comissão de Educação, houve intensos debates entre os parlamentares presentes, que expuseram opiniões divergentes sobre o tema. Enquanto alguns senadores apoiam integralmente as mudanças propostas, outros levantam questionamentos e pedem mais informações sobre a viabilidade e os resultados esperados com a nova reforma do ensino médio.

Diante desse cenário de discussões e pedidos de mais tempo para análise, a votação do PL 5.230/2023 poderá ser adiada, a fim de permitir uma maior reflexão e avaliação por parte dos parlamentares envolvidos. A expectativa é que nas próximas semanas novas reuniões sejam realizadas para aprofundar o debate e chegar a um consenso sobre o futuro do ensino médio no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo