Agência BrasilDestaque

Ministério dos Direitos Humanos firma parceria com Rede Rua para implantação do Programa Pontos de Apoio da Rua em São Paulo

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) anunciou nesta segunda-feira (26) a oficialização do primeiro convênio do Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR) com a organização civil Rede Rua, sediada em São Paulo. A Rede Rua, com mais de 30 anos de atuação, foi a entidade escolhida em um edital lançado em fevereiro deste ano, por apresentar a melhor proposta e avaliação.

Após analisar 14 propostas para atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro, o MDHC selecionou a Rede Rua para ser a primeira parceira na implementação do programa voltado para a população em situação de rua. O PAR faz parte da política emergencial anunciada em dezembro passado, destinando recursos para a garantia de direitos e atenção básica a esse público.

Com o objetivo de promover serviços de cuidado e higiene pessoal, informações sobre saúde e auxílio na garantia de direitos civis, o PAR pretende criar espaços acessíveis e acolhedores para as pessoas em situação de rua. Isso inclui oferecer serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros, visando promover a cidadania e dignidade desses indivíduos.

A implementação do programa se dará de forma progressiva em cidades com mais de 500 mil habitantes, com a expectativa de expansão para outras localidades no futuro. A Rede Rua receberá um investimento de R$ 1,5 milhão para a implementação das estruturas em São Paulo, com a possibilidade de incluir os demais classificados no processo seletivo.

Com essa parceria entre o governo e a sociedade civil, espera-se que mais iniciativas como o PAR possam ser desenvolvidas em outras regiões do país, visando atender e dar assistência a uma parcela vulnerável da população que tanto necessita de apoio e cuidado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo