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Produção do Gripen E no Brasil: O Avião Supersônico que Ganha Forma
No interior de São Paulo, em uma inédita linha de montagem, o primeiro caça supersônico feito no Brasil está tomando forma. Com um cronograma apertado até 2027, a fabricante Saab reluta em chamar o projeto de exequível.
O Gripen E, que está na fase final de montagem na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, consumiu o equivalente a 375 dias de trabalho até o momento. A previsão é que, até o final do ano que vem, o avião seja liberado para ensaios de voo antes de ser entregue à FAB (Força Aérea Brasileira).
Com um total de 9.000 horas de trabalho até agora, a expectativa é que esse número diminua à medida que a produção avance. A entrega de 15 dos 36 aviões comprados está prevista no contrato assinado há quase uma década.
Segundo o supervisor da Embraer na linha de montagem, Julio Granzotto, a produção está progredindo, com a segunda aeronave já em montagem final e a terceira em fase estrutural. O ambiente lembra a fábrica da Saab na cidade de Linköping, Suécia, em escala reduzida.
No entanto, apesar do avanço na produção, a FAB conta com apenas sete Gripen operacionais atualmente, devido a atrasos no ritmo de entrega. O cronograma prevê que o restante dos caças encomendados seja entregue entre 2026 e 2027.
O investimento da Saab na linha de produção no Brasil reflete uma cooperação sem precedentes na história militar brasileira. Cerca de 200 pessoas trabalham na unidade, com a maioria composta por brasileiros, que passaram por treinamento na Suécia.
O Gripen E é resultado de uma tecnologia avançada e de um longo processo de desenvolvimento. Desde a primeira versão do avião, a transferência de tecnologia tem sido um ponto forte, que possibilitou a capacitação da Embraer na produção de jatos regionais.
Detalhes da Produção do Gripen E
O processo de produção do Gripen E envolve três etapas principais. Na primeira e na segunda plataformas, as partes principais do avião são unidas, e testes de pressurização das estruturas são realizados. A medição geométrica é feita para garantir que tudo esteja alinhado.
Na etapa final, o avião recebe fiação, dutos diversos e demais componentes. Os softwares são instalados e atualizados ao longo da vida útil da aeronave. Após os testes em solo e em voo, o avião está pronto para entrega.
O jornalista visitou a fábrica a convite da Saab