DestaqueUOL

Mosquito-tigre-asiático se espalha pela Europa, aumentando risco de dengue; especialistas alertam para preocupação com surtos locais e importados.







Mosquito invasor se espalha pela Europa

Mosquito invasor se espalha pela Europa

Uma espécie invasora de mosquito, conhecida como mosquito-tigre-asiático, está se instalando em 13 países da União Europeia. Isso inclui nações como França, Espanha e Grécia, o que tem levado especialistas a associarem a presença desse mosquito ao aumento dos casos de dengue no continente europeu.

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) alerta que as mudanças climáticas estão criando condições favoráveis para a propagação do mosquito. Em Paris, onde os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão realizados em breve, as autoridades têm intensificado a monitorização e captura do inseto.

O ECDC também ressalta que as viagens internacionais aumentam ainda mais o risco de surtos de doenças transmitidas por mosquitos na Europa. Por isso, medidas de prevenção como eliminar água parada e utilizar repelentes são recomendadas.

Preocupações com o mosquito-tigre-asiático

O mosquito-tigre-asiático, conhecido cientificamente como Aedes albopictus, é considerado a espécie de mosquito mais invasora do mundo. Sua presença se espalhou pela Europa a partir do sul do continente, estabelecendo-se em países como Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, entre outros.

Além da dengue, esse mosquito pode transmitir doenças como chikungunya e zika, que antes eram mais comuns em regiões da África, Ásia e Américas. A dengue, por exemplo, teve um aumento significativo de casos na Europa nos últimos anos, tanto importados como de transmissão local.

Com as mudanças climáticas, a propagação dos mosquitos e, consequentemente, das doenças, torna-se uma preocupação crescente para a saúde pública. A diretora do ECDC, Andrea Ammon, ressalta a importância da identificação precoce de casos, vigilância contínua e campanhas de conscientização para reduzir o risco de surtos locais na Europa.

Além da dengue, outras doenças transmitidas por mosquitos, como febre do Nilo Ocidental e malária, também representam desafios de saúde pública na Europa. A prevenção e o controle eficazes dessas doenças são essenciais para proteger a população.

Com mais de 7,6 milhões de casos de dengue registrados globalmente neste ano, e um aumento nos casos de malária, as autoridades de saúde estão em alerta para conter a propagação dessas doenças transmitidas por mosquitos e salvaguardar a saúde da população europeia.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo