Falecimento da ex-deputada Maria da Conceição Tavares, crítica do neoliberalismo e defensora da intervenção estatal na economia, gera comoção na política brasileira

12/06/2024 – 10:39
Acervo/Câmara dos Deputados
A ex-deputada Maria da Conceição Tavares
A ex-deputada federal Maria da Conceição Tavares faleceu no último sábado em Nova Friburgo (RJ) aos 94 anos, deixando um legado significativo na política e economia brasileiras. Durante seu mandato de 1995 a 1999, ela foi vice-líder do PT e integrou comissões importantes no Congresso Nacional, como Finanças e Tributação; e Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Nascida em Portugal, Conceição Tavares veio para o Brasil em 1954, fugindo da ditadura de Salazar. Aqui, destacou-se como economista e professora universitária, formando várias gerações de importantes economistas brasileiros. Sua atuação era marcada pela defesa da intervenção do Estado na economia para garantir justiça social e desenvolvimento.
Repercussão
As homenagens à ex-deputada não param de chegar. O líder do PT, deputado Odair Cunha (MG), destacou a contribuição de Maria da Conceição Tavares para o debate econômico e sua luta por um Brasil mais justo. Já a deputada Gleisi Hoffmann (PR) ressaltou seu profundo conhecimento sobre o desenvolvimento social do país.
A líder do Psol, deputada Erika Hilton (SP), também prestou sua homenagem, destacando as contribuições da economista para o pensamento desenvolvimentista no Brasil. Seu legado, sem dúvida, continuará inspirando gerações futuras na busca por um país soberano e igualitário.
Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein