Estudo da FGV aponta aumento de preços de itens do Dia dos Namorados; Produtos eletrônicos registram queda

O levantamento da FGV mostrou que essa variação de preços dos 25 produtos e serviços analisados representou quase metade da inflação geral do mesmo período, que foi de 3,28%. Entre os serviços, a inflação subiu em todos os itens analisados, registrando uma alta de 4,14%. Destaque para o aumento nos preços de academias de ginástica, cinema, hotel/motel, salão de beleza, restaurantes, teatro e shows musicais.
Por outro lado, os produtos escolhidos como presentes para os enamorados tiveram uma queda média de 1,31%. Itens como cosméticos, eletrônicos, e até vinho apresentaram redução nos preços, aliviando um pouco o custo para os consumidores.
O economista da FGV-Ibre, Matheus Dias, apontou que fatores como o aumento da taxa Selic e a alta da inflação estão levando os consumidores a serem mais cautelosos nas compras, priorizando itens essenciais e adiando a aquisição de produtos como celulares e computadores.
Em relação às vendas para o Dia dos Namorados, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) considera essa data como a sexta mais importante do varejo em termos de movimentação financeira. Segundo a CNC, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro neste Dia dos Namorados deve atingir R$ 2,59 bilhões, representando um crescimento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O segmento de vestuário, calçados e acessórios desponta como o carro-chefe das vendas, seguido pelas lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos. Com expectativas positivas em relação ao aumento das vendas e a movimentação financeira, o Dia dos Namorados promete aquecer o comércio varejista do país.