Casal gay batiza filha na igreja do Centro do Rio e padre reforça: ‘Igreja aberta a todos’

Batismo emocionante na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

Recentemente, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, na região central do Rio de Janeiro, foi palco de um momento emocionante e importante para a comunidade católica. A pequena Héloise Vaughn Clara, com apenas 15 dias de vida, foi batizada pelo padre Victor Hugo, emocionando a todos os presentes.
O evento contou com a presença dos pais da criança, Nicolas Sestier e Rodrigo Pereira, além dos padrinhos e amigos da família. A cerimônia foi concluída com a música ”La Vie en Rose” sendo cantada, em homenagem a uma das origens dos pais franceses.
O padre Victor Hugo destacou a abertura da igreja para todos os fiéis, independentemente da orientação sexual dos pais da criança. Citando um documento assinado pelo Papa Francisco em 2023, o religioso reforçou que a Igreja não faz distinção na celebração do batismo e que todas as crianças têm o direito de receber o sacramento.
A igreja – Espaço de cultura e espiritualidade
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, situada na tradicional Rua do Ouvidor, próxima à Praça XV, passou por uma revitalização em 2023, sob influência de Claudio André de Castro, diretor da Sérgio Castro Imóveis. Além dos serviços religiosos diários, o local oferece programação cultural nos fins de semana.
As missas diárias ocorrem sempre ao meio-dia, exceto nos feriados, e nos finais de semana os ofícios são realizados em latim, acompanhados por música clássica. Adicionalmente, a igreja oferece orientação religiosa das 8h às 12h30 nos sábados e domingos, promovendo a espiritualidade e acolhendo a diversidade de fiéis que a frequentam.