DestaqueUOL

Aeroporto Internacional Salgado Filho aguarda reabertura após enchente histórica e prejuízos milionários, Fraport Brasil avalia impactos e reconstrução






Reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre

Reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre

Publicado em: 12 de junho de 2022

A concessionária Fraport Brasil divulgou imagens exclusivas do estado atual do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após intensa operação de limpeza realizada ao longo da última semana. As áreas internas e externas do terminal aéreo foram duramente afetadas pela historicamente alta inundação no Lago Guaíba, que causou prejuízos sem precedentes na região.

O aeroporto, que permanece fechado há mais de um mês, ainda não possui uma data definida para reabertura. A Fraport está avaliando minuciosamente os impactos da enchente e estima que as operações só poderão ser retomadas em dezembro, após investimentos que podem ultrapassar os R$ 300 milhões. A CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, ressaltou a complexidade da situação, que comprometeu a infraestrutura elétrica e de tecnologia da informação do aeródromo.

“Estamos empenhados em reconstruir o aeroporto o mais rápido possível, cientes da relevância que ele possui para o estado, tanto em termos econômicos quanto sociais. Não mediremos esforços para agilizar esse processo de reabertura”, afirmou Pal em uma postagem nas redes sociais.

Enquanto as obras de reconstrução estão em andamento, os voos foram deslocados temporariamente para a base aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. No entanto, a capacidade limitada do local tem gerado preocupações em relação ao impacto na economia local, especialmente no turismo da Serra Gaúcha.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, manifestou sua apreensão durante uma visita ao aeroporto: “A situação é crítica, considerando a importância do aeroporto para a chegada de empresários, executivos e turistas. O turismo na região está profundamente prejudicado”.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo