
Polêmica envolvendo importação de arroz no governo Lula
O arroz, alimento essencial na mesa dos brasileiros, se tornou motivo de discussão no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na última terça-feira (11), o governo anulou um leilão para importar milhares de toneladas do cereal devido a suspeitas de irregularidades, e afastou um funcionário de alto escalão ligado ao processo.
A decisão de importar 1 milhão de toneladas de arroz do exterior foi uma das primeiras tomadas pelo presidente após as inundações que afetaram o Rio Grande do Sul no início de maio. Este estado é responsável por cerca de dois terços da produção nacional, que consome anualmente 10 milhões de toneladas de arroz.
O leilão realizado na quinta-feira passada concedeu a compra do primeiro lote, composto por aproximadamente 300 mil toneladas, a quatro empresas, em uma transação no valor de 1,3 bilhão de reais. No entanto, o governo decidiu anular o processo hoje devido a “questionamentos sobre as capacidades técnicas e financeiras das empresas vencedoras”, e anunciou a realização de um novo leilão em breve.