
Preparativos para a Euro 2024
O técnico Gareth Southgate tem na mão um elenco que mistura a experiência de jogadores como Kyle Walker, John Stones e Harry Kane – todos acima dos 30 anos –, com o talento de jovens como Jude Bellingham, de apenas 20 anos. Seria um título inédito, afinal, a Inglaterra é a única entre as grandes seleções europeias que nunca conquistou a Euro.
Na sequência vem a França, atual vice-campeã mundial, também com um grupo de jogadores muito forte, semelhante ao que perdeu a final da Copa do Mundo nos pênaltis para a Argentina em 2022. A principal novidade da lista é o retorno do volante Kanté, que não jogou o Mundial devido a uma lesão.
Os anfitriões aparecem em terceiro entre os favoritos, enquanto a Itália, atual campeã do torneio, está em sexto na fila. A exemplo da Inglaterra, a Alemanha também mescla a experiência de atletas como Antonio Rüdiger, Thomas Müller e Toni Kroos com a juventude de Florian Wirtz, campeão alemão pelo Bayer Leverkusen, e de Jamal Musiala, do Bayern de Munique.
Se depender do ranking da Fifa, no entanto, a França seria a favorita, já que figura na segunda colocação, atrás somente da Argentina. Bélgica (3º lugar), Inglaterra (4º) e Portugal (6º) seriam bem mais favoritas do que a Alemanha (16º), atualmente apenas a nona melhor equipe europeia de acordo com o ranking mundial – o Brasil, apesar da instabilidade dos últimos anos, está em quinto.
Holanda (7º), Espanha (8º) e Croácia (10º) fecham o grupo das equipes que, por esse critério, tendem a ir mais longe na competição. Entre os azarões aparecem Albânia e Eslováquia, além da estreante Geórgia, todos times que dificilmente devem avançar da fase de grupos para o mata-mata.
Formato e campeões