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Comissão de Educação do Senado adia votação de projeto de reforma do ensino médio para a próxima semana. Novidades incluem carga horária e língua espanhola.

Na última semana, a Comissão de Educação do Senado decidiu adiar a apreciação de um projeto de lei que propõe uma nova reforma do ensino médio. O pedido de vista coletivo foi motivado pela complexidade do tema e a necessidade de aprofundamento do debate antes de votar o projeto.

A senadora Dorinha Seabra, representante do estado do Tocantins, é quem apresentou o relatório com um substitutivo do texto original. Segundo ela, a expectativa é que o projeto, que prevê mudanças significativas na carga horária, incluindo aulas de espanhol e a possibilidade de profissionais com notório saber atuarem no ensino, seja avaliado a partir da semana que vem.

Uma das principais propostas do relatório é a ampliação e equalização da carga horária do ensino médio, passando de 1,8 mil horas para 2,2 mil horas. A intenção é proporcionar uma formação mais completa e integrada, organizada de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Além disso, a inclusão da língua espanhola como disciplina obrigatória, juntamente com o inglês, e a permissão para profissionais com experiência e conhecimento específico atuarem na educação são pontos destacados no relatório da senadora.

Outra sugestão apresentada é a obrigatoriedade de pelo menos uma escola com ensino médio regular noturno em cada município, para garantir o acesso à educação para aqueles que trabalham durante o dia.

O relatório também prevê a formação continuada de professores para que estejam preparados para as novas diretrizes e metodologias propostas para o ensino médio.

Com tantas mudanças propostas, é fundamental que o debate seja ampliado e aprofundado, a fim de garantir que as alterações no ensino médio atendam às necessidades dos estudantes e do sistema educacional como um todo. A expectativa é que o projeto seja votado e, se aprovado, retorne à Câmara dos Deputados para apreciação final.

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