
A Apple prometeu um banho de inovação em inteligência artificial nos iPhones a partir de setembro, mas inicialmente, essa atualização estará disponível apenas nos modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, que atualmente são vendidos no Brasil por valores a partir de R$ 9.299.
Esses novos modelos já possuem chips dedicados para executar aplicações de IA sem depender da nuvem, o que os diferencia dos demais iPhones. De acordo com Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, executar as plataformas de inteligência artificial no próprio dispositivo oferece mais privacidade aos usuários.
O anúncio foi feito durante a conferência mundial para desenvolvedores da Apple nesta segunda-feira (10), que também apresentou o novo sistema operacional, o iOS 18, com lançamento previsto para setembro. Os modelos de iPhone XR e SE de primeira geração, que atualmente rodam o iOS 17, não receberão mais atualizações.
A nova interface dos iPhones incluirá mudanças estéticas, ampliação de opções no painel de controles e um recurso para acessar aplicativos selecionados apenas por reconhecimento facial ou inserção de senha.
Os seguintes modelos receberão a atualização para o iOS 18:
- iPhone XS e XS Max
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone SE (2ª e 3ª geração)
- iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 13, 13 Mini, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
- iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro e 15 Pro Max
Além disso, o iOS 18 trará funções de acessibilidade, como a possibilidade de interagir com o celular por meio do movimento dos olhos, disponível apenas nos modelos a partir do iPhone 12.
Uma das novidades do iOS 18 é a capacidade de enviar mensagens no app Messenger, mesmo sem conexão com a internet, via satélite, exclusivamente nos iPhones 14 e versões mais recentes.
A versão de testes do sistema operacional estará disponível para desenvolvedores a partir desta segunda-feira e para outros testadores em julho. A atualização será disponibilizada ao público em geral em setembro.