Agência BrasilDestaque

Mercado financeiro eleva previsão de crescimento do PIB para 2024 e mantém a Selic em 10,25% ao final do ano.

O mercado financeiro está otimista em relação ao crescimento da economia brasileira para este ano. De acordo com o boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (10), a previsão é de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 2,09% em 2024, mantendo o mesmo índice das últimas quatro semanas. Essa previsão é um pouco mais otimista do que a estimativa anterior, que apontava um crescimento de 2,05%.

Além disso, os analistas elevaram a projeção de inflação para este ano, passando de 3,88% para 3,9%. Essa previsão está alinhada com a meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Para os próximos anos, também há boas expectativas. A previsão é de que o crescimento do PIB fique em 2% em 2025 e 2026. Já a inflação deve se manter estável nos próximos anos, com projeções de 3,78% para 2025, 3,6% para 2026 e 3,5% para 2027.

No que diz respeito à taxa básica de juros, a Selic, o mercado mantém a previsão de que ela feche em 10,25% neste ano. Atualmente, a taxa está em 10,5%, mas a expectativa é de que haja uma redução ao longo do ano. Quanto ao câmbio, a projeção é de que o dólar se mantenha em torno de R$ 5,05 em 2024, com ligeiro aumento para os anos seguintes.

Essas projeções favoráveis refletem a confiança dos agentes econômicos na recuperação do país e na retomada do crescimento, impulsionada por reformas estruturais e pelo avanço nas políticas macroeconômicas. A expectativa é de que o cenário econômico melhore nos próximos anos, trazendo benefícios para investidores e consumidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo