DestaqueUOL

Meloni e Le Pen vitoriosos na Europa: líderes mais fortes do que Macron e Scholz após eleições






Artigo de Jornal

“Meloni mais forte na Europa”, foi a manchete do jornal romano ‘Il Messaggero’ nesta segunda-feira. “Vitória de Meloni e Le Pen”, destaca o ‘La Stampa’.

Em uma breve intervenção pública, a primeira-ministra disse estar “orgulhosa do resultado do Irmãos da Itália” e “orgulhosa que este país se apresente no G7 e na Europa com o governo mais forte de todos”.

Outros líderes de grandes nações europeias, como o francês Emmanuel Macron e o alemão Olaf Scholz, saíram destas eleições muito enfraquecidos.

Os líderes do G7 das principais potências ocidentais, presidido este ano pela Itália, se reunirão nesta semana em Pullas, no sul da península.

Segundo os últimos dados do Ministério do Interior, o Partido Democrático (PD, centro-esquerda), principal partido da oposição, ocupa a segunda posição com 24% dos votos, seguido do Movimento 5 Estrelas (populista), liderado pelo ex-primeiro-ministro Giuseppe Conte, com mais de 9,9%.

– “Jogar com os grandes” –

Os dois aliados da coligação de Meloni, o Força Itália, partido conservador fundado por Silvio Berlusconi e membro do Partido Popular Europeu (PPE), e a Liga, de extrema direita, de Matteo Salvini obtêm 9,7% e 9,1%, respectivamente.

Na Europa, a política está agitada após as eleições recentes que ocorreram na Itália. A líder do partido Irmãos da Itália, Giorgia Meloni, foi destaque em diversos jornais, incluindo o ‘Il Messaggero’ e ‘La Stampa’, que ressaltaram sua força no cenário político europeu.

A primeira-ministra italiana expressou seu orgulho pelo desempenho de seu partido e afirmou que o país está se apresentando com um governo forte tanto no G7 quanto na Europa. Este resultado impactou outras lideranças europeias, como Emmanuel Macron da França e Olaf Scholz da Alemanha, que saíram das eleições enfraquecidos.

O G7, presidido pela Itália neste ano, terá uma reunião importante em Pullas, sul da península, onde os líderes discutirão os rumos da região. Os dados do Ministério do Interior revelam que o Partido Democrático e o Movimento 5 Estrelas também tiveram destaque, ocupando posições importantes no cenário político italiano.

A coligação de Meloni conta com aliados importantes, como o Força Itália e a Liga, que obtiveram bons resultados nas eleições, mostrando a força da direita no país. Essa composição política promete “jogar com os grandes” e influenciar as decisões no cenário europeu nos próximos meses.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo