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Desoneração da folha de pagamento impacta preço da gasolina
A novela da desoneração da folha de pagamento respingou no preço da gasolina. Na última semana, o ministério da Fazenda propôs uma MP (Medida Provisória) que restringe créditos dos impostos PIS/Cofins.
Esses créditos são gerados quando uma empresa compra um insumo com os tributos embutidos. Hoje, eles permitem uma série de abatimentos. A ideia é restringir o benefício, o que tem causado mal-estar entre empresários e políticos. A equipe econômica abriu espaço para negociações, porém o governo não abre mão do entendimento do STF de que é necessário definir uma compensação para manter a folha de 17 setores desonerada.
O impacto dessa medida na gasolina tende a aumentar os custos para empresas, o que pode resultar em um aumento de 4% a 7% no preço do combustível. Distribuidoras como a Ipiranga já alertaram sobre possíveis repasses desse aumento, o que preocupa o setor.
Vale destacar que o governo precisa fechar as contas no zero a zero este ano e no próximo, conforme determina o novo arcabouço fiscal. A busca por receitas extras é uma prioridade desde 2023, quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, busca soluções para reverter o rombo das contas públicas.
Empresas brasileiras investem nos EUA em projetos “verdes”
Grandes empresas brasileiras, como Raízen, WEG e Gerdau, estão aumentando o interesse em investir nos Estados Unidos. A intenção é aproveitar os incentivos financeiros do governo Biden para projetos sustentáveis. No primeiro trimestre deste ano, houve nove anúncios de investimento direto, mais da metade do anunciado em todo o ano passado.
Os EUA têm um programa de incentivo a projetos de transição energética que reflete a preocupação com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono. As empresas brasileiras, líderes em seus mercados, buscam explorar novos negócios em solo americano, sem deixar de lado seus projetos no Brasil.
Apesar dos desafios, a perspectiva é positiva para essas empresas, que veem nos EUA uma oportunidade de crescimento e inovação. A expectativa é de que um possível acordo de livre-comércio facilite o acesso dessas empresas aos benefícios e oportunidades oferecidos pelo mercado americano.
Netflix mantém conversas com grandes redes da América Latina
A Netflix tem mantido conversas de parceria com grandes redes da América Latina, incluindo a Globo. Francisco Ramos, vice-presidente de conteúdo da plataforma para a região, destacou a importância dessas relações e a possibilidade de parcerias no futuro.
A estratégia da Netflix para o mercado latino mudou, com produções selecionadas de forma mais alinhada com o público local. Grandes redes de entretenimento como a Globo também têm investido em plataformas de streaming para competir no mercado, que está cada vez mais competitivo.
Apesar dos desafios, a Netflix segue como uma das principais plataformas de streaming, com uma base sólida de assinantes em todo o mundo. No Brasil, a competição com a Globo e outras plataformas tem impulsionado a busca por novos conteúdos e parcerias.
Loopify: a startup que aposta na economia circular
A startup Loopify, fundada pelos co-fundadores da Semexe, oferece uma plataforma de “re-commerce” para empresas, promovendo a economia circular. A captação de R$ 4 milhões e o interesse de investidores destacam a relevância desse modelo de negócio, que vem ganhando destaque pelo apelo sustentável e inovador.
A Loopify permite que marcas mantenham contato com clientes, oferecendo créditos para novas compras ao coletar produtos usados. Essa abordagem de vendas de produtos de segunda mão tem se tornado uma tendência, especialmente entre as marcas mais conscientes e engajadas com a sustentabilidade.