DestaqueUOL

Como o Dia dos Namorados mudou de data e se tornou uma das datas mais lucrativas para o comércio brasileiro.






O Dia dos Namorados no Brasil


O Dia dos Namorados no Brasil

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho. A data, porém, não é feriado. Em outros países, a celebração dos apaixonados ocorre em 14 de fevereiro, em homenagem a São Valentim.

O que aconteceu

No final dos anos 40, o publicitário João Doria levou a data para o meio do ano. O pai do ex-governador de São Paulo trabalhava para a Clipper, uma rede de lojas de departamento, que precisava de uma data especial para alavancar as vendas no período.

A rede considerava que, passados Carnaval e Dia das Mães, havia uma queda até um novo pico de vendas —que só ocorria no Dia dos Pais, em agosto. Assim, a solução foi jogar o Dia dos Namorados para junho.


Neste artigo, vamos abordar um pouco da história do Dia dos Namorados no Brasil, celebrado em 12 de junho. A data, apesar de não ser feriado, é marcada por diversas manifestações de carinho e presentes trocados entre casais apaixonados.

Diferentemente de outros países, como os Estados Unidos, onde o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro em homenagem a São Valentim, no Brasil a data foi escolhida estrategicamente nos anos 40. O publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, foi responsável por levar a comemoração para o meio do ano.

Na época, Doria trabalhava para a Clipper, uma rede de lojas de departamento que buscava impulsionar as vendas durante um período de baixa sazonal. Após o Carnaval e o Dia das Mães, as vendas tendiam a cair até o próximo pico em agosto, no Dia dos Pais. Para evitar essa queda, a solução encontrada foi movimentar o comércio com o Dia dos Namorados em junho.

Assim, a data se tornou popular entre os brasileiros, que passaram a comemorar o amor e trocar presentes nesse dia especial. Mesmo não sendo feriado, o Dia dos Namorados é uma data significativa para casais em todo o país, reforçando os laços de afeto e cumplicidade.

Portanto, mesmo com suas origens comerciais, o Dia dos Namorados no Brasil se tornou uma tradição que perdura até os dias de hoje, celebrando o amor e a união entre os casais apaixonados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo