
Coligação Cívica lidera eleições para o Parlamento Europeu na Polônia
No pleito para o Parlamento Europeu na Polônia, a Coligação Cívica, liderada pelo primeiro-ministro Donald Tusk, obteve uma vitória expressiva, conquistando 37,1% dos votos, de acordo com os resultados oficiais divulgados pela comissão eleitoral e pelos meios de comunicação locais.
O principal partido de oposição, o nacionalista Lei e Justiça, ficou em segundo lugar com 36,2% dos votos, enquanto a extrema-direita representada pela Confederação obteve 12,1% dos votos.
Os partidos parceiros da Coligação Cívica no governo, Terceira Via de centro-direita e a Esquerda, receberam 6,9% e 6,3% dos votos, respectivamente, em uma eleição que registrou uma participação de 40,7% do eleitorado.
Projeções para a composição do Parlamento Europeu
As projeções indicam que o bloco de centro, composto por centro-direita, centro-esquerda e liberais, deverá manter a maioria dos assentos no Parlamento Europeu, sem grandes mudanças na distribuição de poder.
O Partido Popular Europeu (EPP), de centro-direita, é previsto para conquistar 189 cadeiras, nove a mais do que no último pleito em 2019, mantendo-se como o maior grupo do Legislativo Europeu.