Baleia-jubarte se exibe no mar de Ipanema em dia ensolarado na capital fluminense; biólogo explica comportamento migratório do animal.

Baleia-jubarte se exibindo no mar de Ipanema
Uma baleia-jubarte foi vista no mar de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, no último domingo (09), dia ensolarado na capital fluminense.
Os banhistas presentes na areia puderam observar o animal se exibindo. Vale ressaltar que, entre maio e novembro, é comum que baleias passem pelo litoral brasileiro.
De acordo com Rafael Carvalho, biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), provavelmente trata-se de uma jubarte jovem.
“A baleia-jubarte é migratória. Elas passam parte do ano na sua área de alimentação, que fica em regiões mais ao sul do Oceano Atlântico, onde encontram muito alimento. Quando migram mais para o norte, é quando passam pelo RJ, com o propósito principal de se reproduzir ao norte do Espírito Santo e sul da Bahia, na região dos Abrolhos.”, explicou o especialista.
Baleia da espécie jubarte foi vista na praia de Ipanema ontem. Banhistas comemoraram a aparição do animal. A espécie vem para o Brasil se reproduzir no inverno, e costuma aparecer no final de junho.
#BandRio
pic.twitter.com/NQTIvAcM79– Band Rio (@BandRio) June 10, 2024
Paralelamente, o biólogo ressaltou que as pessoas não devem se aproximar das baleias para preservar a integridade dos animais e evitar interferir no comportamento natural.
“É importante manter o distanciamento e observar de longe, sem interromper o comportamento natural dos animais.”
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp