DestaqueDiário do Rio

1º Seminário de Fomento à Construção Naval Artesanal reúne especialistas e pescadores na Ilha do Fundão para valorizar a arte ancestral.




Artigo Jornalístico

1° Seminário Estadual de Fomento à Construção Naval Artesanal

Imagens das turmas do Estaleiro Escola
Imagens das turmas do Estaleiro Escola _ Foto: Claudio Fagundes/Acervo Baía Viva

No início do mês de julho, dias 3, 4 e 5, será realizado o 1º Seminário Estadual de Fomento à Construção Naval Artesanal, no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão. O evento tem como objetivo debater e criar propostas para a recuperação da arte naval artesanal, foco central do projeto Estaleiro Escola da Baía de Guanabara. A segunda turma de aprendizes em construção naval artesanal terá sua formatura durante o seminário.

Segundo os responsáveis, o Estaleiro Escola tem como meta promover o desenvolvimento da Carpintaria Naval Artesanal, por meio de cursos de capacitação para pescadores artesanais e familiares de diversas cidades, como Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo. O projeto, parte do Programa de Educação Ambiental do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), surgiu a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público Federal (MPF-RJ), a empresa PRIO (Chevron Brasil), com a participação da ANP e do IBAMA.

O velejador e escritor Amyr Klink inaugurou o Estaleiro Escola em setembro de 2023, ressaltando a importância da cadeia produtiva baseada nos conhecimentos tradicionais das comunidades pesqueiras. O 1° Seminário de Fomento à Construção Naval Artesanal reunirá pescadores, pesquisadores e admiradores da Baía de Guanabara nos dias 3 e 4 de julho no Auditório Horta Barbosa, e no dia 5 no Hangar Náutico da UFRJ, ambos na Ilha do Fundão.

Durante o evento, o arquiteto Dalmo Vieira Filho e o Prof. Yuri Walter participarão da Palestra “Diálogos da tradição e tecnologias para construção naval artesanal de embarcações de pesca”. Além disso, haverá uma Roda de Conversas com Mestres Carpinteiros Navais, ambientalista Sérgio Ricardo de Lima e os professores Felipe Addor e Maurício Nepomuceno. A feira de Economia do Mar também será destaque, com empreendedores sociais exibindo seus trabalhos e produtos em um ambiente de troca entre ciência e tradição pesqueira.

Estaleiro Escola da Baía de Guanabara

O projeto Estaleiro Escola é resultado da parceria entre a Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga (APELT), o Movimento Baía Viva e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES/UFRJ), com o apoio da Reitoria da UFRJ. A iniciativa visa formar duas turmas em Construção Naval Artesanal, beneficiando pescadores de sete municípios da Baía de Guanabara. Os cursos, reconhecidos pela Universidade, são ministrados no Hangar Náutico da UFRJ, construído nos anos 1950.

O primeiro curso, iniciado em setembro de 2023, formou 35 alunos, e o segundo, iniciado em fevereiro de 2024, tem como diferenciais a construção de dois caicos, embarcações tradicionais da pesca artesanal. Os certificados são emitidos pela UFRJ e conferidos aos alunos que atingirem 80% de frequência e cumprirem as atividades propostas.

O Subprojeto “Estaleiro Escola da Baía de Guanabara: promovendo o ressurgimento da construção de embarcações pesqueiras” é parte de uma iniciativa mais ampla em parceria com diversas entidades e órgãos públicos. O 1° Seminário de Fomento à Construção Naval Artesanal será uma oportunidade para discutir e compartilhar conhecimentos sobre a preservação e renovação dessa prática artesanal milenar no Rio de Janeiro.

Serviço:

1° Seminário de Fomento à Construção Naval Artesanal

Dias 03, 04 e 05 de Julho de 2024

Local: Auditório Horta Barbosa – Bloco A – Centro de Tecnologia – UFRJ, e Hangar Náutico da UFRJ na Ilha do Fundão, RJ

Mais informações: (21) 96536-6208 (WhatsApp)

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Seminário Estadual de Fomento à Construção Naval Artesanal será realizado no início de julho


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo