DestaqueUOL

Italianos votam em massa nas eleições europeias, administrativas e regionais, com afluência de 25,1% no Parlamento Europeu até o meio-dia.

Neste domingo, mais de 51,2 milhões de italianos foram convocados para votar nas eleições europeias, enquanto mais de 17 milhões foram chamados para as eleições administrativas e 3,6 milhões na região do Piemonte. A participação popular é fundamental para a democracia e para o futuro do país.

Até às 12h (horário local), o pleito para renovar o Parlamento Europeu registrou uma afluência de 25,1%, de acordo com os dados do Ministério do Interior da Itália publicados no portal “Eligendo”. Contudo, ainda faltam informações de cerca de 100 seções de um total de 61.650, o que demonstra a importância de cada voto.

No último sábado (8), o relatório apontou que a afluência alcançou 14,64% até às 23h, destacando a mobilização dos italianos para exercer seu direito democrático e participar ativamente do processo eleitoral.

Nas eleições regionais do Piemonte, a participação chegou a 29,2%, após a análise de todas as 4.795 seções. Já para as municipais, realizadas em 3.698 municípios italianos, a afluência foi de 34%, apesar da falta de dados em alguns colégios.

As expectativas estão altas para as eleições europeias, com a divulgação das sondagens nacionais por cada Estado-membro após o encerramento das urnas. O fluxo está previsto para iniciar às 18h15 (horário local), com dados de diversos países, incluindo a Itália, que já teve suas primeiras estimativas divulgadas mesmo com as urnas ainda abertas.

Por volta das 21h30, serão anunciadas as sondagens de países como Polônia, Portugal, Romênia e Suécia. A expectativa é grande em relação aos resultados e ao impacto que terão no cenário político europeu. O mundo aguarda atento. (ANSA).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo