
Encerramento do Café Girondino: Um Marco Histórico na Cidade de São Paulo
O Café Girondino, fundado em 1875 e considerado o mais antigo café em atividade na cidade de São Paulo, anunciou seu fechamento definitivo anteontem. A notícia foi divulgada através das redes sociais do estabelecimento, sem detalhar os motivos que levaram a essa decisão.
O anúncio emocionado dizia: “Nós não conseguimos. A pandemia deixou cicatrizes que não curaram. Lutamos bravamente. Há quase uma semana a nossa porta está fechada. E assim permanecerá. A todos vocês, que construíram essa linda história conosco, o nosso muito obrigado.” O café, localizado no coração do centro de São Paulo, era considerado um ponto histórico e de referência na cidade.
Um Local de Tradição e Requinte
O último endereço do Café Girondino situava-se no encontro das Ruas São Bento e Boa Vista, próximo ao Mosteiro de São Bento, um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo. O local fazia parte do Triângulo Histórico de São Paulo, compreendendo o Largo de São Bento, Pátio do Colégio e Largo de São Francisco.
Apesar do comunicado ter sido oficializado na sexta-feira, indicava-se que as portas do café já estavam fechadas desde o início da semana. O Café Girondino, que estava prestes a completar 150 anos de história, relembrou sua importância para a cidade e o legado deixado ao longo dos anos.
Antes de se estabelecer nesse endereço atual em 1995, o Café Girondino funcionava na Rua 15 de Novembro com a Sé. O ambiente do estabelecimento remontava ao glamour do passado, com piso de madeira importada da Espanha, balcões de pedra rosada, mesas cobertas com toalhas brancas e garçons tradicionais.
Repercussão e Lamentações
A notícia do fechamento do Café Girondino comoveu os frequentadores e admiradores. Nas redes sociais, diversos comentários lamentavam a perda do espaço. “Um lugar incrível, um charme, uma relíquia. Deveria ser tombado pela sua importância e história”, escreveu uma internauta.
O Triângulo Histórico, onde o café estava localizado, tem sido alvo de esforços da Prefeitura de São Paulo para revitalização. O encerramento das atividades do Girondino levanta questionamentos sobre o futuro da região e a preservação de seu patrimônio histórico.
O Café Girondino, mais do que um simples estabelecimento, se tornou um símbolo da cidade de São Paulo. Sua história, tradição e elegância marcaram gerações e sua ausência deixará saudades na memória dos paulistanos.