
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) iniciou na manhã deste domingo (9) a remoção das aeronaves que ficaram ilhadas no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). Nesta primeira fase da operação, o objetivo é retirar nove dos 47 aviões que ficaram presos após o alagamento do terminal.
O que aconteceu
Aeronaves começam a ser retiradas do aeroporto de Porto Alegre. A operação prevê a remoção de nove aeronaves nesta primeira etapa. Os procedimentos acontecem com o apoio do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), dos operadores de voos e da Fraport Brasil, concessionária do Salgado Filho.
Pousos e decolagens permanecem suspensos. A operação para remover as aeronaves ocorrer “em caráter excepcional” e “não permite a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros”, afirma a Anac. Os operadores precisam emitir uma Autorização Especial de Voo para terem seus aviões retirados do aeroporto.
No dia 9 de janeiro, a Anac deu início a uma importante operação no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Após fortes chuvas que resultaram no alagamento do terminal, 47 aeronaves acabaram ilhadas e precisaram ser removidas. Neste primeiro momento, a agência está focada na retirada de nove desses aviões.
Com o apoio do Decea e dos operadores de voos, a Anac coordena a operação de remoção das aeronaves, que conta também com a colaboração da Fraport Brasil, concessionária do aeroporto. É importante ressaltar que, apesar da remoção das aeronaves, os pousos e decolagens permanecem suspensos no aeroporto, já que a operação é considerada excepcional e não permite o retorno das atividades comerciais com passageiros.