Resultado de pesquisa revela divergências no apoio a Trump entre republicanos, democratas e independentes após julgamento pelas acusações.





Segundo pesquisa da consultoria Morning Consult, o cenário político nos Estados Unidos apresenta mudanças significativas após o julgamento do ex-presidente Donald Trump. De acordo com o levantamento, 11% dos republicanos afirmaram que estão menos propensos a votar em Trump após a condenação. Por outro lado, entre os democratas, a taxa chega a 38% dos entrevistados.

Além disso, entre os eleitores independentes, que não são filiados nem ao Partido Democrata nem ao Partido Republicano, 25% revelaram que a chance de votarem em Trump diminuiu após a decisão judicial, enquanto 18% afirmaram que agora estão mais propensos a votar nele.

A pesquisa ouviu 2.556 eleitores norte-americanos maiores de 18 anos, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Morning Consult: republicanos defendem desistência de Trump, mas ex-presidente segue em vantagem

Os resultados da pesquisa também apontam que mesmo após sua condenação, Donald Trump ainda lidera sobre o atual presidente Joe Biden, com 44% das intenções de voto para o republicano e 43% para o democrata. Antes da decisão judicial, a vantagem do ex-presidente era de 2 pontos percentuais.

No entanto, 15% dos eleitores do Partido Republicano demonstraram o desejo de que Trump desista de sua candidatura após a condenação. Entre os próprios eleitores do ex-presidente, o número é menor, ficando em 8%.


Sair da versão mobile