DestaqueUOL

Projeto 2025: As propostas polêmicas por trás do plano conservador para um possível novo governo Trump






Projeto 2025: O plano conservador para um possível governo Trump

Um indivíduo deve ser livre para viver como seu Criador ordenou —para florescer. Nossa Constituição nos concede a liberdade de fazer não o que queremos, mas o que devemos. Essa busca pela boa vida é encontrada principalmente na família —casamento, filhos, jantares de Ação de Graças e coisas do tipo.

O trecho acima poderia ter saído de uma obra religiosa, mas integra a principal proposta de plataforma para um novo governo Donald Trump, caso o republicano seja eleito em 5 de novembro.

Chamado de Projeto 2025, o plano é resultado de um esforço de mais de cem organizações conservadoras e nomes ligados ao republicano, inclusive ex-membros de seu governo, capitaneado pela Fundação Heritage.

O caráter radical e polêmico de muitas das propostas vem sendo explorado pela campanha de Joe Biden. O exemplo mais recente ocorreu na quinta-feira (6), quando o Comitê Nacional Democrata acusou o adversário “e republicanos por trás do Projeto 2025” de planejarem restringir o acesso ao aborto e a métodos contraceptivos —propostas que, de fato, estão no texto.

O projeto é dividido em quatro pilares. O primeiro é o “Mandato para Liderança”, uma obra de quase 900 páginas divulgada no ano passado em que propostas para orientar um novo governo conservador são detalhadas. Desde 1979, às vésperas da eleição de Ronald Reagan, a Heritage costuma lançar um documento do tipo.

Desta vez, são mais de 400 pessoas envolvidas. Cada capítulo é voltado para um departamento (equivalente americano a um ministério), agência e comissão federal —além da própria Casa Branca.

O segundo pilar do Projeto 2025 é a concentração de currículos e filtragem de interessados em trabalhar em um novo governo republicano. O terceiro é a “Academia de Administração Presidencial”, um conjunto de cursos online para treinar pessoas sem experiência na esfera pública.

O último pilar é o “Manual dos 180 dias”, um conjunto de propostas em elaboração a serem adotadas nos primeiros seis meses de governo para “levar alívio rápido aos americanos sofrendo das políticas devastadoras de esquerda”, como explica o Projeto 2025 em seu site.

Os pilares do Projeto 2025

  1. Mandato para a Liderança
    Obra de quase 900 páginas dividida em capítulos escritos por mais de 400 autores com propostas específicas para diversas áreas do governo, que buscam em grande medida centralizar o poder nas mãos do presidente e tirar o peso do Congresso, do Judiciário e de funcionários de carreira
  2. Banco de dados de pessoal
    Concentração de currículos e filtragem de pessoas para futuramente serem recomendadas para trabalhar no governo e, assim, agilizar nomeações
  3. Academia de Administração Presidencial
    Seminários avançados para postos de liderança e treinamentos online para explicar como o governo funciona e como trabalhar na administração pública para quem não tem nenhuma experiência na área
  4. Manual dos 180 dias
    Formação de equipes e planos concretos para serem adotados nos primeiros seis meses de governo e “levar alívio rápido aos americanos sofrendo das políticas devastadoras de esquerda”

Este não é o único plano proposto por uma organização conservadora, mas é o mais abrangente e com nomes de maior peso envolvidos. Embora não seja vinculado oficialmente à campanha de Trump —que diz que nenhum grupo fala pelo candidato—, muitos dos nomes são da órbita trumpista, e suas propostas ecoam declarações já feitas pelo republicano.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo