
BRASÍLIA (Reuters) – Neste sábado, o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou o falecimento da renomada economista Maria da Conceição Tavares, aos 91 anos. Conhecida como uma referência do pensamento econômico desenvolvimentista, Tavares deixa um legado importante no campo da economia brasileira e latino-americana.
Nascida em 1930 em Portugal, Maria da Conceição Tavares mudou-se para o Brasil, onde se formou em Matemática e Economia. Sua carreira acadêmica inclui passagens como professora na UFRJ e na Unicamp, além de atuação no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um mandato como deputada federal.
O Instituto de Economia da UFRJ destacou a importância de Tavares para o pensamento latino-americano de esquerda no Brasil, ressaltando sua retidão moral, dedicação e capacidade intelectual. A instituição afirmou que Maria da Conceição Tavares foi fundamental na fundação das escolas de Campinas e de outras instituições intelectuais no país.