DestaqueDiário do Rio

Iniciado projeto do Corredor Verde de Irajá para reduzir calor na Zona Norte do Rio com plantio de árvores no bairro.




Projeto do Corredor Verde de Irajá

Primeiras mudas de árvore do Corredor Verde de Irajá foram plantadas neste sábado (8/6) – Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Irajá começou a ser transformada em um Corredor Verde neste sábado (8/6). A proposta busca amenizar os efeitos do calor na região, que está entre as mais quentes da cidade do Rio de Janeiro. A primeira etapa do projeto inclui o plantio ao longo dos primeiros dois quilômetros da Estrada da Água Grande, indo até a Avenida Meriti, em Vista Alegre.

Esses corredores verdes atuam como mantenedores da biodiversidade local e contribuem para a redução da poluição do ar e sonora. As próximas fases do projeto prevêem a implementação de canteiros centrais e arborização nas calçadas das avenidas Meriti e Brás de Pina, programadas para começar no segundo semestre.

No verão, Irajá registra altas temperaturas, chegando a mais de 42ºC em novembro de 2023, segundo o Sistema Alerta Rio. Outras áreas da cidade, como Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Guaratiba, Bangu, Ramos e Pavuna, também são identificadas como ilhas de calor.

A secretária de Meio Ambiente e Clima, Eliana Cacique, explicou que esta é a primeira de cinco fases do projeto Corredor Verde. A intenção é estender o plantio de árvores ao longo do território, visando reduzir as zonas de calor na região.

Os corredores verdes são áreas de vegetação planejadas em ambientes urbanos para conectar espaços verdes maiores, como parques e reservas naturais. No caso de Irajá, serão plantadas mudas de escumilha, árvores de floração vasta com boa resistência e rápido crescimento, garantindo um ótimo sombreamento.

A escolha da espécie de árvore levou em consideração a capacidade de adaptação ao ambiente local, como a largura das calçadas e a rede de distribuição de energia. Por esses motivos, a escumilha foi a árvore selecionada para o projeto.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo