DestaqueUOL

Epic Games vence batalha judicial contra Google por controle monopolístico na loja de aplicativos para Android.






Artigo

A Epic Games vence batalha judicial contra o Google

Publicado em 11 de outubro de 2021

A Epic Games, criadora do jogo “Fortnite”, obteve uma vitória significativa nesta segunda-feira, com um júri decidindo que o Google exerce controle monopolístico ilegal em sua loja de aplicativos para Android. A decisão foi resultado de um processo movido pela Epic contra o Google e a Apple no ano passado, acusando as empresas de abuso de poder em suas lojas de venda de aplicativos.

O cerne da questão está na porcentagem das compras feitas por meio das lojas de aplicativos Google Play e Apple Store, que as gigantes tecnológicas recebem. Desenvolvedores de aplicativos têm reclamado sobre as taxas cobradas, e a decisão do júri contra o Google indica que houve emprego de estratégias ilegais para manter o monopólio na loja de aplicativos para dispositivos Android.

O CEO da Epic, Tim Sweeney, comemorou a decisão no Twitter, declarando: “Vitória sobre o Google! Após quatro semanas de depoimentos no tribunal, o júri da Califórnia decidiu contra o monopólio do Google Play em todas as acusações.” Agora, o juiz do caso terá que determinar como o Google compensará a Epic Games pelos danos causados.

Do outro lado, o Google anunciou que irá recorrer da decisão e afirmou que o caso pode se estender por meses ou anos. Wilson White, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Política Pública do Google, reiterou o compromisso da empresa com o modelo de negócios do Android e o ecossistema como um todo.

Vale destacar que aproximadamente 70% dos smartphones do mundo utilizam o sistema operacional Android, o que coloca o desfecho deste caso em um patamar de grande importância para o mercado de tecnologia.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberto para não assinantes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo