Atividades turísticas no Rio de Janeiro impulsionam geração de empregos e aquecem a economia local.
Rio de Janeiro: Turismo movimenta economia e gera empregos na cidade maravilhosa
Como cidade turística, o Rio de Janeiro tem um potencial imenso de atração de visitantes sejam domésticos ou internacionais. A capital, que já conta com atrações consolidadas e internacionalmente conhecidas, tem recuperado e ampliado seu portfólio de atividades, como a realização do show da Madonna, um momento histórico para a diva do Pop e para o Rio.
Um cronograma organizado, com atividades interessantes e bem divulgadas chama uma grande soma de recursos para a cidade, que é um dos cenários mais lindos mundo. Ao chegar às terras cariocas, os turistas movimentam uma série de serviços, como alojamento, alimentação, aluguel de transporte, agências de viagem, lazer e cultura, gerando recursos para economia do município.
O giro econômico, no entanto, privilegia a muito mais players de mercado do que podemos imaginar. Os pequenos comerciantes, seguramente, estão entre aqueles que são beneficiados pelas atividades turísticas da cidade, através da abertura de vagas de trabalho e geração de renda.
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, verificou que, entre janeiro de 2021 e abril de 2024, o saldo acumulado de emprego relacionados às atividades turísticas foi de 32,3 mil vagas.
Segundo a sondagem, somente as microempresas (até nove empregados) geraram, no período, 26,3 mil empregos formais, o que equivale a 81,4% da geração de vagas formais nas atividades relacionadas ao turismo.
Turistas na cidade significam a ampliação e diversificação do mercado carioca, cujo setor dominante é o de serviços, que concentra 85% das atividades, muitas delas direta e indiretamente ligadas ao turismo.
Advertisement