Anac autoriza operação excepcional para retirada de aeronaves do Aeroporto de Porto Alegre após alagamento causado pelas chuvas

A Fraport Brasil, concessionária responsável pelo Aeroporto Salgado Filho, prevê que o aeroporto permaneça fechado pelo menos até dezembro. Para a realização da retirada das aeronaves, é necessária uma autorização especial da Anac, que exige a adesão a um termo de responsabilidade por parte das empresas e indivíduos responsáveis pelos aviões.
A Anac informou que a retirada das aeronaves está sendo realizada em horários pré-estabelecidos em conjunto com o serviço de tráfego aéreo. Vale ressaltar que, segundo uma portaria publicada no mês passado, as operações do Aeroporto de Porto Alegre ficarão suspensas por tempo indeterminado.
É importante destacar que a operação de translado das aeronaves em caráter excepcional não permite a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros, reforçou a Anac em uma nota oficial. Enquanto isso, os trabalhos de limpeza das instalações do aeroporto já estão sendo realizados após o recuo das águas do Rio Guaíba, assim como testes e sondagens para avaliar a resistência do solo, que devem durar cerca de 45 dias.
Desde o final de maio, voos comerciais foram autorizados a operar a partir da Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, enquanto o Aeroporto Salgado Filho permanece fechado para realização das obras necessárias. A Fraport Brasil está trabalhando para garantir que o aeroporto retome suas operações com segurança o mais breve possível.