Agência BrasilDestaque

Crescimento de SRAG entre idosos por Covid-19 em estados do Norte e Nordeste preocupa autoridades de saúde, alerta Fiocruz

O mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz trouxe informações preocupantes sobre o aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os idosos em alguns estados das regiões Norte e Nordeste, como Acre, Pará e Pernambuco. De acordo com os dados divulgados, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência de casos positivos de Covid-19 entre os idosos foi de 30%, com um índice de letalidade de 63%.

Por outro lado, a análise apontou uma tendência de diminuição dos casos de SRAG por Covid-19 em estados da região Centro-Sul, com Minas Gerais e Pernambuco sendo os únicos com sinal de aumento. Essa redução nacional dos casos de SRAG está relacionada à queda ou estagnação no crescimento de ocorrências associadas à Covid-19 e ao rinovírus em diversos estados do país.

Um destaque do Boletim InfoGripe foi a diminuição do número de casos graves pelo rinovírus, que afeta especialmente crianças e adolescentes. A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, ressaltou a importância da vacinação contra a Covid-19, especialmente para os grupos de risco.

Portella enfatizou a necessidade da vacinação em crianças pequenas e idosos, já que são grupos com maior incidência de internações pelo vírus. Além disso, recomendou o uso de máscara em locais fechados e com aglomeração de pessoas, bem como em postos de saúde, principalmente nas regiões com aumento de casos de SRAG. Em caso de sintomas, a recomendação é permanecer em casa em isolamento e, se for necessário sair, utilizar uma máscara de qualidade.

A atenção às medidas preventivas e a vacinação em massa são fundamentais para conter o avanço da Covid-19 e proteger a população mais vulnerável, conforme ressaltado pelo Boletim InfoGripe da Fiocruz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo