
Polícia Federal prende mulher suspeita de integrar quadrilha de tráfico internacional de drogas em São Paulo
No dia 6 de junho, a Polícia Federal prendeu uma mulher em São Paulo sob a suspeita de fazer parte de uma quadrilha que atua no tráfico internacional de drogas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A prisão foi realizada com base em um mandado expedido pela 6ª Vara Federal de Guarulhos.
De acordo com as investigações da PF, a mulher é a última integrante identificada da organização criminosa que enviou uma mala contendo 40 kg de cocaína para o exterior em março de 2023. A mala foi apreendida na Alemanha, resultando na prisão das brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini em Frankfurt no ano passado, que posteriormente foram inocentadas e terão direito a indenização pela prisão injusta.
Com a prisão desta suspeita, o número total de presos ligados a essa organização criminosa chega a 17 pessoas, incluindo ex-funcionários de empresas prestadoras de serviços a companhias aéreas e os donos da droga.
Outro caso
Em uma decisão recente, a Justiça da Turquia inocentou o casal líbio-brasileiro Ahmed Hasan e Malak Hasan, que estavam presos desde novembro do ano passado por suspeita de tráfico de cocaína. A defesa do casal argumentou que eles foram vítimas de uma troca de etiquetas de bagagens no Aeroporto de Guarulhos, e as malas apreendidas na Turquia não pertenciam a eles.
O casal agora está liberado para retornar à Líbia, onde residiam antes da prisão, após enfrentar um longo período de espera e incertezas na Turquia. A advogada Luna Provázio, responsável pela defesa do casal no Brasil, comemorou a decisão que declarou a inocência dos dois e encerrou o processo.
Esses casos refletem a complexidade e os desafios enfrentados pelas autoridades na luta contra o tráfico internacional de drogas, ressaltando a importância da cooperação entre os países para combater esse tipo de crime.